segunda-feira, 27 de junho de 2011

Thiago Pereira vai aposentar


Calma.........Thiago Pereira vai aposentar em prova que foi a final em Olimpíadas ou seja nos 400 Medley “Em 2012, ele encerra a carreira dos 400 medley”, conta Rose Vilela, mãe e gestora da carreira de Thiago. “É uma prova muito dura, que exige muito. A decisão faz parte da estratégia, o mais completo nadador brasileiro deve abandonar os 400m medley em 2016. Até lá, porém, Pereira ainda vai sofrer bastante com a prova. Para o Mundial de Xangai, em julho, por exemplo, ele tem índice para cinco provas: suas duas especialidades, 200m e 400m medley, 200m costas e peito e revezamento 4x200m livre. Thiago vai definir a estratégia do Mundial na semana que vem.

Até lá, a cabeça está voltada para representar o Corinthians no “clássico” do Maria Lenk. O alvinegro ocupa a terceira posição, com 1011 pontos, longe do líder Minas (1828), mas à frente do Flamengo de Cesar Cielo (903, 4º colocado).

“Como a gente está vivendo essa disputa Corinthians x Flamengo, eu vou deixar para pensar nisso na semana que vem”, explicou. “Ainda tenho dois revezamentos e os 200m medley até domingo. Vou ver a ordem das provas do Mundial com o Ricardo (Moura, coordenador técnico da CBDA) para traçar uma estratégia.”

CAMPEONATO ESTADUAL ESCOLAR OLÍMPICO RUMO A 2016 - DESASTRE DE ORGANIZAÇÃO

CAMPEONATO ESTADUAL ESCOLAR OLÍMPICO RUMO A 2016 - DESASTRE DE ORGANIZAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO DE POUCOS ATLETAS, VEJAMOS A ETAPA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO 27 ENTIDADES,30 ATLETAS MASCULINOS, 27 FEMININOS, SOMANDO0 57 ATLETAS EM UMA COMPETIÇÃO QUE TEM COMO NOME "CAMPEONATO ESTADUAL ESCOLAR OLÍMPICO RUMO A 2016" O I Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 é realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em parceria na organização e execução da Federação Aquática Paulista. O objetivo é promover o intercâmbio entre as Unidades Escolares da Rede de Ensino do Estado de São Paulo.

A FEDERAÇÃO AQUÁTICA PAULISTA DIZ EM SEU SITE

"O Campeonato Estadual Escolar Olímpico Rumo a 2016 continua lotando piscinas do Estado de São Paulo."

SERÁ QUE ESTOU FICANDO CEGO OU LOUCO ?

UMA COMPETIÇÃO COM 27 ENTIDADES LEVA 30 ATLETAS MASCULINOS E 27 FEMININO LOTA MESMO UMA PISCINA, REALMENTE ! MAS SOMENTE UMA PISCINA E NADA MAIS!

ISSO MOSTRA O QUANTO O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO DO SENHOR Geraldo Alckmin, ESTÁ MESMO PREOCUPADO COM A REVELAÇÃO DE ATLETAS NO ESTADO MAIS RICO DA UNIÃO, VOCÊ QUE É PAI-TROCINADOR DE ATLETA DA SOFRIDA NATAÇÃO E QUE VOTOU NESTE HOMEM, DEVERIA PENSAR DUAS VEZES EM VOTAR EM UMA PESSOA QUE NÃO INCENTIVA O ESPORTE E A FEDERAÇÃO AQUÁTICA PAULISTA SE PROPÕE A ORGANIZAR UM CAMPEONATO SEM EXPRESSÃO NENHUMA, GOSTARIA DE SABER O PORQUE ?

Cesar Cielo vence 100m livre ouro no Aberto de Paris - Tempo 48s26





Cesar Cielo conseguiu 100% de aproveitamento no primeiro dia do último teste para o Mundial de Xangai, principal competição do ano, de 24 a 31 de julho. Após vencer os 50m borboleta do Aberto de Paris, a estrela da natação brasileira repetiu o feito nos 100m livre, o brasileiro, que chegou com o objetivo de nadar na casa dos 48s, vibrou com o ouro nos 100m livre, com 48s26, a segunda melhor marca da temporada na prova. Cielo, que tem sentindo dificuldade na segunda parte do percurso, desta vez, conseguiu segurar a vantagem até o fim e vencer o duelo contra o francês Fabien Gilot, que fez 48s85. O bronze ficou com o russo Andrei Grechin (49s02).

Cesar Cielo no Aberto de Paris - 50m Livre - tempo 21s66.





Cesar Cielo fez questão de deixar claro para a torcida que é o gatilho mais rápido da natação mundial. Ainda na água, o brasileiro imitou pistolas com as duas mãos e soprou as pontas dos dedos, sorrindo com a missão cumprida neste domingo. Com o tempo de 21s66, melhor do ano, ele superou o rival Frédérick Bousquet, que nadava em casa e ficou com a prata ao cravar

domingo, 26 de junho de 2011

Cielo no Aberto de Paris



Nadador busca seu terceiro ouro na competição francesa.

Cesar Cielo começou bem o domingo no Aberto de Paris. O brasileiro foi o mais rápido nas eliminatórias dos 50m livre, com 22s10, e garantiu vaga em mais uma final. Bruno Fratus também se classificou para a busca por uma medalha, com o quinto tempo (22s36). Nicholas Santos ficou fora por três centésimos, ficando em nono com 22s52.

Quem também começou bem o dia foi Joanna Maranhão, conseguindo vaga em duas finais. Primeiro, ela foi a terceira melhor nas eliminatórias dos 200m borboleta, com o tempo de 2m14s15. Daiene Dias também se classificou nesta prova, com a oitava marca: 2m18s40. Nos 400m livre, Joanna conseguiu o sétimo tempo (4m18s25). Já Monique Ferreira foi a décima (4m22s56).

Ouro no sábado, Daynara de Paula disputará mais uma final neste domingo, depois de ficar com o quarto tempo (27s02) nos 50m borboleta feminino. Dandara Antonio passou com o sétimo (27s25), enquanto Daiene Dias foi apenas a 22ª (28s97). A holandesa Inge Dekker foi a mais rápida, com 26s25.



As duas, porém, ficaram fora da final dos 100m livre. Joanna Maranhão foi apenas a 27ª (58s45), e Daynara de Paula foi a 11ª (56s75). Tatiana Lemos Barbosa conseguiu a vaga, fazendo o sexto tempo: 55s51. Nos 100m costas, Fernanda Alvarenga passou na oitava posição, com o tempo de 1m03s72.

Outro brasileiro que se destacou na manhã deste domingo foi Henrique Rodrigues, o mais rápido nos 200m medley, com o tempo de 2m04s81. Ele foi apenas dois centésimos melhor que o alemão Jan David Schepers, e ficou sete centésimos na frente do francês Ganesh Pedurand.

Nos 100m peito masculino, Felipe França avançou para a final com o segundo tempo. Ele fez 1m01s55, contra 1m01s22 do americano Mark Gangloff. Felipe Lima também conseguiu a vaga, ficando em quinto (1m02s14). Tales Cerdeira foi o décimo (1m03s00), e Raphael Rodrigues ficou uma posição atrás (1m03s41).

Quem também ficou com o segundo melhor tempo de sua eliminatória foi Henrique Martins, nos 100m borboleta masculino, mas muito atrás do mais rápido. Enquanto o brasileiro completou a prova em 53s60, o alemão Steffen Deibler fez o tempo de 52s03. Gabriel Mangabeira foi apenas o 12º (54s45), e Leonardo de Deus foi o 17º (55s23).

Se não foi tão bem no borboleta, Leonardo de Deus se saiu melhor nos 200m costas. Ele fez o terceiro tempo, com 2m03s52, e se classificou. André Schultz, o décimo, e Lucas Salatta, o 11º, ficaram fora.

Vaga nos 200m escapa por pouco
Nos 200m livre masculino, André Schultz ficou fora das finais por apenas quatro centésimos. Com 1m51s55, ele ficou com o nono tempo, atrás do italiano Massimiliano Rosolino (1m51s51). João de Lucca foi o 12º (1m51s73), Rodrigo Castro ficou em 18º (1m52s42), e Vinicius Waked foi o 23º (1m53s46).

Gabriel Mangabeira e Henrique Martins tiveram desempenhos ruins nos 50m costas, ficando apenas com o 18º e 19º tempos, respectivamente. O Brasil também não terá representantes na final dos 50m peito feminino. Tatiane Sakemi foi a 13ª (33s11). Juliana Marin fez o 21º tempo (33s79), e Carolina Mussi o 23º (33s94).

sábado, 25 de junho de 2011

Técnica do nado crawl

Crawl técnica de natação é usado para a natação competição, diversão na piscina e, por vezes, de sobrevivência. Também conhecido como o acidente vascular cerebral freestyle, esta técnica é o tipo mais comum de natação de superfície. Fazer a técnica corretamente irá aumentar a velocidade e economizar força.

1.A posição adequada. Estender o corpo na frente de água para baixo com os braços estendidos sobre a cabeça e as pernas retas em conjunto para a técnica de nadar crawl.
2.as mãos. Escavação nas mãos vai puxar mais água quando em movimento e impulsionar o corpo mais longe com cada curso com o technique.3.Pull nadar crawl o primeiro braço para baixo e para cima. Dobre o cotovelo a um ângulo de 45 graus como o resto do braço é puxado para baixo através da água, perto do corpo, todo o caminho até a área do quadril. Puxar o braço da água e devolvê-lo, em um movimento suave para cima da cabeça.
4.A cabeça para respirar. No primeiro curso para a técnica de nadar crawl, como o braço passa o corpo, virar a cabeça para que o rosto sai da água do mesmo lado como o braço acariciando. Voltar a cabeça para a água como o braço se move para a posição acima da cabeça.
5.Repetir os primeiros golpes com o braço oposto. Não vire a cabeça para respirar durante este curso.
6.Dedos dos pés. Apontando os dedos dos pés vai criar menos atrito com a água durante a técnica de nadar crawl.
7.As pernas retas e mover-se suavemente e para trás em um movimento de andar. Não dobrar o joelho.
8.Todas as peças juntas. Taça das mãos, use movimentos de movimento suave do braço, e respirar enquanto chutar as pernas sem dobrar os joelhos para a técnica de nadar crawl

Dieta de Michael Phelps





Todo mundo fica espantado ao ouvir que alguém poderia consumir 12 mil calorias por dia, mas a dieta medalha de ouro olímpica Michael Phelps "inclui muita comida quando ele está treinando. Phelps treina seis dias por semana e exercícios de cinco horas por dia, então ele está usando as calorias que consome. Ele revelou sua típica dieta diária durante uma entrevista que todos espantado ao ouvir que o seu pequeno-almoço sozinho inclui três sanduíches de ovo frito com um monte de queijo, alface, tomate, cebolas fritas e maionese. Isso é apenas o começo embora. Ele também bebe dois copos de café e come um omelete cinco ovos, uma tigela de grits, que são um mingau de milho, três fatias de torradas com açúcar em pó e três panquecas de chocolate.

A maioria das pessoas comem muito mais que em dois dias, mas a dieta de Michael Phelps deve dar-lhe a energia que ele precisa. Para o almoço, ele então tem um quilo de macarrão com molho de tomate, presunto dois grandes e sanduíches de queijo com maionese em pão branco, além de bebidas energéticas que equivalem a cerca de 1.000 calorias. O jantar inclui outro quilo de macarrão com molho, uma pizza inteira de seis ou oito fatias, e bebidas mais energia. Mesmo ciclistas no Tour de France só consomem cerca de 8.000 a 10.000 calorias por dia, quando eles estão competindo.

Profissionais de saúde, como formadores de esportes, nutricionistas, médicos e outros dizem que Phelps provavelmente pode comer o que ele quer comer. Isto é porque seu metabolismo é tão rápido que ele queima calorias mais rápido que o homem médio de sua idade. Sua formação extrema forçou seu metabolismo acelerar para que ele possa acomodar este muitas calorias sem se tornar gordinho ou com sobrepeso. Só de olhar para seu corpo perfeito, é fácil dizer que ele não é demais. Profissionais de acrescentar que Michael Phelps dieta consiste das calorias que ele precisa de energia para dar a sua combustível os músculos e recuperar e reparar os músculos. Ele tem cerca de oito por cento de gordura em seu corpo, e se ele não consome bastante hidratos de carbono durante a competição, Phelps poderia alcançar o estágio quando o corpo está sem combustível carboidrato ou glicogênio muscular e ele precisa para começar a queimar gordura. É mais difícil para o corpo a queimar gordura do que a utilização de carboidratos disponíveis, e se o corpo tem que fazer isso, ele coloca mais pressão sobre o corpo do que apenas usando a energia de carboidratos disponíveis.

Nutricionistas e dietistas que acrescentar que Phelps poderia fazer melhor, substituindo o pão de trigo integral para o seu pão branco em sua sanduíches de ovo. Eles dizem que ele também deve comer mais frutas e verduras. Outros dizem que refeições menores, mais snacks seria melhor para ele como se ele daria um fluxo mais constante de carboidratos. Um problema para um atleta, como Phelps está a exigir tanta energia a partir de um monte de comida, mas não se sente recheado de comer tanto. Se um atleta está muito cheia, que é um fator que pode abrandá-lo. Além disso, é preciso tempo para comer 12 mil calorias por dia. É por isso que uma grande quantidade de suas calorias são fornecidos por bebidas energéticas. Apesar de Phelps não vou revelar qual ele bebe, há alguns que têm cerca de 1.000 calorias por bebida, o que ajudaria a fazê-lo até suas exigências ingestão calórica. Estas bebidas energéticas também podem ter gorduras neles para aumentar a sua contagem de calorias e gorduras têm duas e meia vezes as calorias do que carboidratos ou proteínas.

Michael Phelps dieta deve ser perfeito para ele, porque o seu recorde de natação e muitas medalhas de ouro provar que ele está em forma física perfeita. Muitas pessoas não nadar 50 quilômetros por semana, como ele faz.

Orientação nutricional para atletas em dias de competições de natação

Orientação nutricional para atletas em dias de competições, fornecidos pela Nutricionista Fernanda Sansone

Autor: CPN - Online

NUTRIÇÃO E ATIVIDADE ESPORTIVA
A alimentação de um atleta é diferenciada dos demais em função do gasto energético elevado e da necessidade de nutrientes que varia de acordo com o tipo de atividade, fase de treinamento e momento de ingestão.
Os atletas necessitam de um aporte maior de carboidratos, que compõem o glicogênio muscular que é, por sua vez, o principal substrato energético utilizado durante o exercício. Como os estoques musculares e hepáticos de glicogênio são limitados, a reposição de carboidrato deve ser feita de forma constante, mesmo durante a atividade para garantir um bom rendimento.
A ingestão de proteínas pode variar de acordo com o tipo de atividade, mas deve manter a proporção máxima de 15% do valor calórico total, para garantir sua capacidade plástica. A proporção de lipídeos diminui em função do aumento da proporção de carboidratos.
Vale ressaltar que essas condutas são generalizadas, haja vista que cada esporte implica necessidades diferenciadas e cada momento do dia do atleta exigirá um determinado nutriente predominante.
O aporte vitamínico e de minerais exige alterações no que diz respeito às vitaminas (C, E, betacaroteno) e minerais (selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio) antioxidantes por participarem da neutralização de radicais livres gerados pela atividade tanto aeróbia quanto anaeróbia. O aumento da ingestão de vitaminas do complexo B também é necessário, pois elas são os principais co-fatores nas reações de geração de energia provenientes da degradação de carboidratos.
Nutrientes à parte, não se deve deixar de lado a hidratação do atleta: sem a reposição de líquidos, seu rendimento decresce significativamente. Em alguns casos, o consumo de água não é eficaz o bastante, sendo necessária reposição de minerais. O mais importante é evitar a desidratação e os grandes danos que ela causa à saúde.

ALIMENTAÇÃO PARA NATAÇÃO
O desempenho na piscina depende de vários fatores, como genética, treino, motivação e dieta. Infelizmente muitos nadadores não prestam atenção à dieta e, conseqüentemente, comprometem o desempenho. Fazer escolhas sábias na alimentação proporciona aos músculos o combustível apropriado permitindo que o atleta treine por mais tempo em melhores condições.
Carboidratos
Os carboidratos são a fonte de energia para os músculos. A dieta de um nadador deve ser composta por, pelo menos, 60% das calorias totais de carboidratos. As principais fontes são: pães, massas, arroz, cereais, frutas e vegetais. Nadadores que treinam diariamente devem adotar uma dieta rica em carboidratos, com 300 a 500 gramas por dia ou 7 a 10 gramas por kilo de peso corporal.
Nutrição antes da natação
O tipo de alimento ingerido antes da competição influencia na maneira como o nadador vai atuar na água. De 2 a 4 horas antes, o atleta deve ingerir de 2 a 4 gramas de carboidrato por kilo de peso corporal. O tipo de carboidrato pode ser: complexo (massas, arroz, cereais, pães) ou simples (frutas, doces, mel e açúcar). Isto significa que ele pode comer uma refeição completa. Uma hora antes da competição é fundamental evitar o consumo isolado de carboidratos simples (frutas, doces, mel e açúcar).
Nutrição durante exercícios ou competição
Para melhorar o desempenho em treinamento com duração superior a 60 minutos, o ideal é fornecer de 30 a 50 gramas de carboidrato por hora (a partir dos 30 primeiros minutos), dividido em 3 doses, a cada 20 minutos. Quando consumido na forma de líquido, a bebida contendo carboidratos não deve ter uma concentração maior que 6 a 8%. Isso porque bebidas mais concentradas demoram mais tempo para sair do estômago, o que não é interessante.
OBS.: Diluição a 6%: em 200ml de água, acrescentar 12 gramas de carboidrato.
Diluição a 8%: em 200ml de água, acrescentar 16 gramas de carboidrato.
Nutrição pós piscina
Um nadador deve consumir 0,5 a 1,5 gramas de carboidrato por kilo de peso corporal, dividido em 3 lanches nas 4-6 primeiras horas após o treino. Isso ajudará a repor os níveis de energia muscular (glicogênio). Esse é também o melhor horário para comer um doce rico em açúcar e com pouca gordura.
PROTEÍNAS
A proteína deve somar de 10 a 15% do valor calórico total da dieta. As proteínas são importantes para construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos. Os alimentos fontes são: carnes em geral, frango, peixes, miúdos, leite e derivados e leguminosas. Ela deve ser consumida distante dos horários de treino e de forma fracionada, isto é, em várias refeições para que haja um melhor aproveitamento de aminoácidos pelos tecidos, principalmente o muscular. O consumo elevado de proteínas pode provocar, dentre outras coisas, perda acentuada de cálcio; o que não é interessante para crianças em fase de crescimento.
LIPÍDEOS (Gorduras)
Da mesma forma que as proteínas, os lipídeos podem aumentar em valor absoluto de acordo com o tipo de atividade e a intensidade; porém devem ficar entre 15 a 30% do valor calórico total da dieta. As gorduras são facilmente visualizadas em alimentos como as carnes ou mais escondidas nos leites e cremes (onde se encontram em suspensão). Como os alimentos protéicos, os alimentos ricos em gorduras não devem ser consumidos próximos das provas ou treinos.
VITAMINAS E MINERAIS
Atividades muitos prolongadas aumentam a produção de radicais livres pelo organismo, os quais são responsáveis pela destruição de células. As vitaminas antioxidantes (Vitamina C, E e betacaroteno) são essenciais para evitar os danos causados pelos radicais livres nas células. Além disso, a vitamina A é ótima para o sistema imunológico, e o complexo B é muito importante para o metabolismo oxidativo energético (produção de energia) e para o sistema nervoso central, onde sua falta compromete o desempenho do atleta em função de alguns acontecimentos como: fraqueza, dores musculares, sensação de falta de energia, confusão mental, queda do rendimento aeróbio, degeneração de fibras nervosas, náuseas, falta de apetite, depressão e anemia.
Os minerais são importantes para integridade óssea, manutenção do ritmo cardíaco normal, contração muscular, captação de oxigênio, condução de impulso nervoso, balanço ácido-básico dos fluidos corporais e composição de enzimas e hormônios. As vitaminas e os minerais são encontrados nos legumes, nas verduras e nas frutas.
HIDRATAÇÃO
Perdemos água pela respiração, suor, urina e fezes. No atleta, a via mais acentuada de perda de água é o suor, que chega a representar de 5 a 7% do peso corporal.
Quando sentimos sede, já estamos desidratados.
Perda de 2% do peso corporal: manifestação de sede
Perda de 4% do peso corporal: diminuição da capacidade de hidrólise e do desempenho
Perda de 7% do peso corporal: comprometimento plasmático
Perda de 9% do peso corporal: risco de colapso
Perda de 10% do peso corporal: risco de morte
Em um indivíduo desidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos os eletrólitos ficam mais concentrados e pode acarretar débito cardíaco, diminuição do sangue para os tecidos e diminuição da performance.
Segundo o “American College of Sports Medicine” a reposição de quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
. 2 horas antes: 500ml de líquidos
. a partir de 1 hora de exercício: 600 a 1200ml de líquidos por hora
. carboidratos: essencial como repositor energético e para retardar a fadiga
. concentração de carboidratos: 6 a 8%
. concentração de sal: 1/3 col. (sopa) por litro de água
. hidratar a cada 15 a 20 minutos
ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
NOS 3 DIAS QUE ANTECEDEM O EVENTO
• Ingerir com freqüência água, água de coco e sucos diluídos;
• Evitar alimentos novos e muito condimentados, para evitar “revertérios”;
• Aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, principalmente os complexos, sem aumentar o consumo de gordura.
Carboidratos complexos: cereais (milho, arroz), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha), frutas frescas; hortaliças, raízes (mandioca, batata, inhame) pão francês/integral/de fôrma, bisnaguinhas, macarrão, barras de cereais, bolos simples (sem recheio e sem cobertura), bolachas simples (sem recheio).
NO JANTAR DA NOITE ANTERIOR
• Evitar o consumo de alimentos muito gordurosos como frituras em geral, chocolate, salgadinhos e bolachas recheadas, doces etc;
• Evitar café, pois a cafeína prejudica o sono e a recuperação, além de demorar 6 horas para ser eliminada do organismo.
• Exemplo de um jantar: salada crua + legumes + arroz/feijão + carne/frango/peixe assado/cozido/grelhado + fruta/gelatina/saladadefruta OU salada crua + macarrão com molho de tomate + batata assada/cozida + carne/frango cozido/assado/grelhado + fruta/gelatina/salada de fruta

NO DIA DO EVENTO
Se a competição for no período da manhã
Procure tomar o café da manhã que você está habituado, não introduza alimentos que você não tem costume de comer.
Opções de alimentos:
. suco de fruta / leite com pouco achocolatado
. pão francês / de fôrma / integral / bisnaguinha / cereais matinais
. pouca quantidade de manteiga, requeijão ou frios (peito de peru, queijo branco/presunto magro, etc)
. frutas e salada de frutas
Esse café deve ser tomado pelo menos 1h30` antes da prova.
Se o intervalo entre o seu café da manhã e a prova for maior do que 2h30`, procure comer 2 bolachas simples e não se esqueça da hidratação.
Após a atividade física é necessário repor o que foi perdido. Ingerir bastante água ou água de coco ou suco de frutas e comer, principalmente, fontes de carboidratos como: pão simples, bolachas, frutas com aveia e mel, cereais matinais, macarrão, arroz, batata. Se quiser comer algum doce (mais açúcar do que gordura), esta é a melhor hora. Mas não faça isso sempre.

Se a competição for no período da tarde
Procure comer normalmente no período da manhã.
Almoce, pelo menos, 2h antes da prova e também não coma nada diferente do que você está habituado.
Opção de almoço:
. legumes e verduras em pequenas quantidades (antes da prova)
. arroz / batata / macarrão com molho de tomate
. feijão / lentilha / grão de bico / soja
. carne / frango / peixe assado / grelhado / cozido (em pequenas quantidades)
. fruta / gelatina / salada de frutas
Se o intervalo entre o almoço e a hora da prova for maior do que 2h30`, procure comer 2 bolachas simples e não se esqueça da hidratação.
Após as provas siga a mesma orientação do período da manhã

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Técnica do nado peito

Há alguns anos, o ex-treinador Jack Nelson do Fort Lauderdale Swim Team explicava ao nadador brasileiro Leonardo Hobi Martins que ele deveria tentar cruzar a piscina como o menor número de braçadas possíveis. Leonardo, especialista nos 200 peito seguia a orientação do técnico americano para que pudesse aproveitar a potência do seu nado e ao mesmo tempo minimizando a resistência. Coach Nelson mencionava que havia tido um nadador de peito (Seth Van Neerden) ex-recordista americano dos 100 peito e que cruzava sem dificuldades a piscina de 50 metros com apenas 4 braçadas ai incluída a filipina.
O número parecia um pouco exagerado, e o próprio nadador brasileiro não acreditou muito na estatística. Na primeira tentativa, Leonardo (com muito esforço) conseguiu cruzar a piscina de 50 metros do International Swimming Hall of Fame com 9 braçadas. Um ano após esta tentativa, Leonardo realizou outra vez o teste e conseguiu (agora com mais facilidade) 6 braçadas.
O exercício é bastante simples e lógico. É baseado em minimização da resistência frontal com a melhor técnica possível e maximização da força com a utilização da potência do nado.
Se você fizer um levantamento entre seus atletas em percurso de treinamento ouj competição vai encontrar nadadores mais novos realizando de 35 a 40 ciclos de braçada. Nadadores de categoria intermediária fazem de 25 a 35 ciclos. Nadadores de elite podem chegar até 16 ciclos por 50 metros como a americana Amanda Beard ou o japonês Kosuke Kitajima. Da geração atual, o destaque é a nadadora de medley americana Katie Hoff que nas provas de 400 medley chega a fazer os 50 metros com apenas 15 ciclos.
Algumas dicas para minimizar a resistência e maximizar a potência do seu nado peito:
• Mantenha a cabeça alinhada com a sua coluna durante o nado.
• Olhe para baixo não para a frente.
• Sua cabeça deve voltar para baixo após cada pernada mas não sair da linha do corpo.
• Concentre seu nado para manter ações explosivas nos movimentos de braçada e pernada e finalizar o nado com o streamline a cada ciclo.
Orientações para o educativo de maximização de potência e minimização de resistência:
• Solicitar que seu nadador execute a distância de 50 metros nadando peito e conte o número de braçadas incluindo a filipina.
• Executar o exercício com uma freqüência periódica sempre solicitando para o mesmo atenção nos detalhes técnicos de posição do corpo, alinhamento, streamline, e incrementação da potência dos movimentos.
• Manter o exercício sob forma de acompanhamento sempre buscando o menor número de braçadas possíveis.
Detalhe - O exercício não é uma forma de modificar o seu nado competitivo, ou seja, tentar nadar a prova dos 100 ou 200 peito com o menor número de braçadas, ele é apenas para melhorar a condição de assimilação do nado, minimização da resistência e incremento da potência dos movimentos. A utilização deste exercício até pode determinar a diminuição dos movimentos no futuro, mas isto será conseqüência do trabalho e não uma transferência direta do mesmo.

Kosuke Kitajima 200m nado peito, varios angulos de Camera



Kosuke Kitajima 200m nado peito, varios angulos de Camera. Kosuke Kitajima, breaststroke champion various camera angles.

Americano Brendan Hansen batendo seu rival japonês Kosuke Kitajima nado peito.




Americano Brendan Hansen bateu seu rival japonês Kosuke Kitajima num sprint final para ganhar nado peito masculino 100 m finais. American Brendan Hansen beat his Japanese rival Kosuke Kitajima in the final sprint to win male 100 m breaststroke finals.

Mark Foster tecnica do nado crawl

Alexander Popov, Técnica do Crawl



Ernest Maglischo, o primeiro a apresentar o novo “crawl kayak”, defendeu que este estilo era mais rápido e eficiente, e dava muita ênfase ao fato de se manter o cotovelo alto em todo o trecho da braçada. Quando este estilo foi apresentado, muita polêmica foi criada . Acusado de “inventor”, alguns biomecânicos disseram que Maglischo não tinha nenhum embasamento científico para sua explanação. A polêmica se arrastou por vários meses e o boletim da ASCA (Associação Americana de Treinadores de Natação)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fotos da V Copa São Paulo de Natação - Guaratinguetá SP.




















V Copa São Paulo de Natação - Guaratinguetá SP.



A equipe de natação da cidade de Barretos, com 08 atletas, participou da V Copa São Paulo de Natação que aconteceu na cidade de Guaratinguetá nos dias 28 e 29 de Maio, contando com a participação de 48 entidades de todo Estado de São Paulo, 697 atletas, mesmo com a quantidade reduzida de atletas, Barretos ficou em sétimo lugar na competição de alto nível técnico, com 08 medalhas de ouro, 02 de prata e 01 de bronze. Ficando a frente de equipes tradicionais como Franca, São Carlos, Sesi-SP e Mococa.

Resultado

Ouro
YAN SOUZA VISSOTHO 100 peito 50 livre 200 Medley
JULIA DE OLIVEIRA GUIRÃO 100 costas 100 livre 100 medley
WILSON EDUARDO B. MARÇAL VIEIRA 100 Borbo 100 Livre

Prata
DAYRON GOMES RIBEIRO 400 livre
WILSON EDUARDO B. MARÇAL VIEIRA 200 Medley

Bronze
MARIANA NEVES ALEIXO 100 costas


Participaram também da competição:

VICTÓRIA BEATRIZ BATISTA GONÇALVES
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
TÚLIO BORGES BRIANEZ

Yan Souza Vissotho e Mariana Neves Aleixo estudam no Sesi-Barretos e juntos ganham 04 medalhas na Copa São Paulo de Natação



Os atletas de Barretos, Yan Souza Vissotho e Mariana Neves Aleixo, que estudam no Sesi-Barretos, participaram da V Copa São Paulo de Natação que aconteceu na cidade de Guaratinguetá nos dias 28 e 29 de Maio, contando com a participação de 48 entidades de todo Estado de São Paulo, 697 atletas, Barretos ficou em sétimo lugar na competição de alto nível técnico, Ficando a frente de equipes tradicionais como Franca, São Carlos e Mococa. Das 08 medalhas que Barretos conseguiu, 04 foram conseguidas pelos atletas que estudam no Sesi, sendo 03 de ouro de Yan Souza Vissotho e 01 bronze de Mariana Neves Aleixo.

TROFÉU GUSTAVO BORGES 2009

TROFÉU GUSTAVO BORGES 2009
UBERLÂNDIA MG

PAULISTA DE INVERNO 2009

PAULISTA DE INVERNO 2009
GUARATINGUETA

TORNEIO REGIONAL 2010

TORNEIO REGIONAL 2010
NATAÇÃO-RECRA, RIB PRETO

EQUIPE DE NATAÇÃO 2012

EQUIPE DE NATAÇÃO 2012
LOCAL DA FOTO: RECREATIVA - RIBEIRÃO PRETO